quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Resenha: Jogos Vorazes - Livro 01

 
Jogos Vorazes - livro 01 
Autora: Suzanne Collins
Editora: Intrinseca
Comprar   Skoob

Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


   Numa distopia onde são divididos entre distritos, ao todo 12 que é o distrito mais pobre, que é onde vive nossa personagem principal, sua irmã e a mãe (O pai morreu) ela é como se fosse o "homem-da-casa", e junto com Gale, eles caçam para se manterem vivos e para sustentar a família.


   Numa sociedade onde a Capital (que seria os manda-chuvas, os riquinhos, enfim, as pessoas que estão no poder) é muito rígida e autoritária, todos os anos crianças de 12 á 17 anos, são obrigados há se inscrever na colheita (que acontece anualmente e que são sorteados ao todo 24 tributos, ou seja, 2 pessoas pra cada distrito) os sorteados entram num reality show nem é como se fosse Big Brother tah kkk, mas é quase isso. kk sim exatamente, um reality show sangrento que só vai poder ter um vencedor. Mais as pessoas não vão sendo eliminadas como no "Paredão" do BBB não tah! Elas são mortas, sim é uma briga sangrenta quem entra nesse jogo tem que estar disposto a lutar ate a morte e saber caçar, obviamente para poder garantir o Pão-de-cada-dia...

   Gente, o livro é demais, eu adorei, não sei porque eu demorei tanto para ler já que o box está na minha estante desde setembro de 2012 e só tomei vergonha na cara para ler agora. Eu não tinha assistido o filme e estava ignorando os máximos de spoillers, então pra mim o livro foi uma surpresa si minha mãe não estivesse falado o final pra mim. (sim, deu muita raiva ela já tinha assistido o filme, e me falo o final dos "jogos" pra quem leu vai entender que final estou falando). 

   O livro é narrado em primeira pessoa, o que é mais legal já que só vemos o que a Katniss vê, então quando morre alguém que a Katniss não estava por perto nós ficamos na curiosidade para saber o que realmente aconteceu. Eu fiquei muito curiosa para saber como vai ser a continuação, mais como estou com uma pilha grandinha de livros, Em Chamas vai fica para o próximo mês, o que eu adoro já que me deixa com mais vontade de ler.

   Uma dica que dou é que se você tem medo de ler e não ser tudo isso que o povo fala, então arrisca, eu tinha este mesmo medo e adorei o livro. Só não se tornou favorito porque teve uma coisa que me incomodou um pouco, no decorrer do livro a autora deixava a protagonista em duvida sobre quem ela realmente queria, entre o Peeta ou o Gale, e eu não gostei disso porque sei que este triangulo só será resolvido no ultimo livro. Mas tirando isso o livro é 5 estrelas sem duvidas ;)






2 comentários:

  1. Muito legal sua Resenha. Realmente JV é incrível, adorei a trilogia, e assim como você também enrolei bastante para ler.

    Beijos e boas leituras!

    livrosobaluzdalua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né, estou bem curiosa para ler os próximos livros mais vou esperar diminuir um pouco minha pilha de livros..kk

      Excluir