terça-feira, 7 de outubro de 2014

O que foi a "Semana da Arte Moderna" e algumas obras que se destacaram.

   Olá pessoal, este ano a minha matéria de Português foi mais focada na literatura o que me motivou bastante para trazer conteúdos novos para o blog. Há alguns meses eu aprendi sobre a Semana da Arte Moderna e resolvi trazer um breve resumo do que foi, quando foi e o que resultou este movimento, além de, mostrar quatro livros que foram escritos nesta época. 

   Talvez você já até leu uma dessas obras e não percebeu que eram obras diferentes. Bôra entender um pouco mais?


  • Um breve resumo: 
   A Semana da Arte Moderna também é chamada por Semana de 22. Ocorreu em São Paulo no ano de 1922 nos dias 11 á 17 de fevereiro. Porém, de acordo com o meu livro didático, as datas são 13 á 18 de fevereiro.  

   Nas noites de 13,15 e 17 teve apresentações de conferencias, leituras de poemas, danças e músicas.O público era bem diversos uns vaiaram e outros aplaudiam.

   Este movimento ocorreu numa época que o país estava em completo turbulência politicas,socias, econômicas e culturas. O objetivo da Semana da Arte Moderna era renovar o cenário da literatura, escultura, musica e a artes plasticas. Eles não tinham um projeto artístico comum, a unica coisa que ambos queriam era a liberdade de criação e o desejo de romper com a cultura tradicional.

    Naquela época muito da nossa cultura era inspirado no exterior, inclusive no campo da literatura. Por esse motivo o que teve a maior mudança foi a literatura, com maior destaque para as poesias. No começo este movimento não foi bem aceito, pois chocava muito porque fugia da cultura europeia que influenciava os artistas brasileiros, mais aos poucos a população e a mídia foi aceitando.

  • Escritores que se destacavam e suas obras:
Paulicea Desvairada
Autor: Mario de Andrade
Skoob   


Sinopse: O livro Paulicéia Desvairada foi publicado em 1922, mesmo ano da Semana de Arte Moderna. Trata-se do primeiro livro de poemas modernista.


Memórias sentimentais de João Miramar
Autor: Oswald de Andrade

Sinopse: O livro. Considerado um dos mais importantes textos da ficção ocidental, este romance lançado em 1924, na inauguração do modernismo brasileiro, narra, em primeira pessoa, as impressões, conflitos e sentimentos de uma personagem oriunda da burguesia paulistana do início do século XX. 

   Oswald de Andrade foi um dos promotores da Semana da Arte Moderna e este livro foi escrito antes de 1922, mas já tinha a linguagem moderna.

Correspondência
Autores: Manuel bandeira e Mario de Andrade

Sinopse: Sobre a numerosa correspondência de Mário de Andrade, disse Antonio Candido: "Encherá volumes e será porventura o maior movimento do gênero, em língua portuguesa: terá devotos fervorosos e apenas ela permitirá uma vista completa de sua obra e do seu espírito". Lacrada até julho de 1997, a pedido de Mário, a parte mais significativa dessa correspondência começa a ser revelada nesta edição que dá conta da fértil comunicação, ao longo de três décadas, entre dois dos maiores nomes da literatura brasileira. Graças ao trabalho rigoroso do organizador, que nas notas às cartas apresenta todas as informações necessárias à compreensão dos dados contextuais, o leitor pode tomar pleno contato com a troca de confissões pessoais, opiniões sobre poemas, idéias sobre questões do cotidiano do país e sobre a evolução da arte brasileira, entre muitos outros temas. 

Brás, Bexiga e Barra Funda

Autor: Alcântara Machado

Sinopse: Brás, Bexiga e Barra Funda é um livro de contos que aborda o cotidiano das famílias de imigrantes italianos na cidade de São Paulo. Trata-se da obra mais conhecida do escritor Antônio Castilho de Alcântara Machado d’Oliveira (1901-1935). Filho de importante família paulista, Alcântara Machado formou-se em direito e exerceu a profissão de jornalista. Faleceu prematuramente, quando já ensaiava os primeiros passos de uma carreira política promissora. Legou uma obra literária modernista em que se sobressaem justamente os contos.


   Espero que tenham gostado, pretendo trazer mais post deste estilo, eu sei que muitos desses livros não faz o gênero da maioria mais o post teve o intuito de ser mais informativo do que de recomendar alguma leitura. Até mais, tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário