sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Resenha Dupla do Filme: A Hora mais Escura

A Hora mais Escura
Lançamento: 2012
Duração: 2h37min
Gênero: Suspense e Ação

Sinopse: Os ataques terroristas sofridos pelos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001 deram início a uma época de medo e paranoia do povo americano em relação ao inimigo, onde todos os esforços foram realizados na busca pelo líder da Al Qaeda, Osama bin Laden. Maya (Jessica Chastain) é uma agente da CIA que está por trás dos principais esforços em capturar Laden, por ter descoberto os interlocutores do líder do grupo terrorista. Com isso ela participa da operação que levou militares americanos a invadir o território paquistanês, com o objetivo de capturar e matar bin Laden.

   Antes de começar a resenha, pesquisei um pouco sobre o filme e descobri uma curiosidade muito curiosa (rsrs). O filme foi feito no mesmo ano que o Osama morreu, na verdade a ideia inicial não era a morte do Osama, mais quando o diretor do filme soube que o terrorista tinha sido morto pelo exército dos Estados Unidos, ele reescreveu todo o roteiro, ou seja, (o filme é como se fosse) o filme oficial da operação.

    Não se assustem com a duração, as horas passam bem rápidas e o filme consegue nos envolver, mesmo sabendo o que vai acontecer no final. Estaria mentindo se dissesse que não teve momentos que o filme me deu sono, mas na realidade eles consegue nos passar como foi o decorrer da investigação, o que não aconteceria se o filme estivesse menas horas, pois ficaria superficial. A investigadora que está na capa, a Maya ficou no caso desde o inicio, em 2001 e o Osama só foi pego em 2012, a atriz conseguiu demostrar bem o cansaço por estar todos esses anos atrás de uma pessoa que nem sabe se estava viva mesmo ou não. 




   O filme não frisa no atentado em 11 de Setembro, porque já estamos saturados de filmes deste gênero, o foco mesmo é a procura pelo Osama Bin Laden, o que é muito difícil já que poucos tem contato direto com ele. 

   No começo Maya e seu companheiro de trabalho está "interrogando" um suposto comparsa (não diria comparsa e sim um membro do grupo do Bin Laden). O filme não deixa muito claro, mas acredito que a Maya não tinha estado em outras operações antes, pois, ela era um pouco "Fraquinha", seu companheiro torturava o aliado do Bin Laden e ela sentia um pouco de dó. Mas, conforme o filme vai passando, ela fica sozinha nesta missão,(sozinha que eu digo, é que o seu colega abandona o caso). E conforme os anos vai passando ela vai se tornando mais fria e cansada. O que não é pra menos, já que ela fica quase 11 anos procurando o terrorista.



  A Hora mais Escura, foi muito bom, eu que não entendia nada sobre a operação, comecei a entender um pouco mais. O filme não é confuso e dá pra compreender muito bem, conforme as horas vai passando os anos vai mudando e você percebe que demora pra eles desvendarem os mistérios, já que achar o Bin Laden é como procurar uma agulha num paleiro



  O filme todo vai mostrar a busca pelo supostos aliados e os interrogatórios seguidos de torturas e as informações que eles conseguem vão levando a operação até encontrar o famoso Bin Laden. Eu fico pensando como deve ter sido para as pessoas que estavam envolvidas nesta operação, porque foram muitos anos e muitas pistas sem valor, até que um dia conseguiram achar. Imagino como deve ter sido desgastante para os agentes da CIA.


Resenha do Jhonatan

O filme consegue nos prender, bem fiel ao que foi a super operação investigativa da CIA e o grande assalto tático dos SEALS a casa onde supostamente estava morando Bin Laden, a varias controversas no dia da invasão da casa, e o filme deixou uma delas no ar, sobre a queda do Black Hawk um dos helicópteros usados na operação, são duas teorias, primeira, que o helicóptero foi derrubado propositalmente e outra que o black hawk sofreu uma pani, você percebera no filme o momento em que o autor deixou essa polêmica no ar. 

Umas das melhores partes do filme e o momento da invasão, foi muito bem feita, o cenário foi muito fiel a casa real que Bin Laden morava, cada detalhe, o filme me  surpreendeu bastante, para min valeu as 2hrs de filme.

Nota: 5




Espero que tenham gostado da resenha de hoje, se gostou não esqueça de seguir o blog e deixar seu comentário. Um bom dia (ou Boa Noite) para vocês e até mais!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário